Pais que leem para os filhos ajudam no aprendizado, diz pesquisa

Postado em 06/10/2017

Pais que leem para os filhos ajudam no aprendizado, diz pesquisa

A pesquisa aponta também o aumento do vocabulário e queda do mau comportamento

 

Pesquisa feita pela Universidade de Nova York, em parceria com o instituto Alfa e Beto e o IDados, aponta que o hábito dos pais lerem par aos filhos traz inúmeros benefícios, entre eles: o aumento do vocabulário das crianças, a capacidade cognitiva e do aprendizado.

 

Para saber mais sobre os resultados da pesquisa, o Cotidiano conversou com o presidente do Instituto Alfa e Beto, psicólogo e PhD em Educação, João Batista Oliveira.

 

Ele diz que esses efeitos positivos dos pais e das pessoas que convivem com as crianças lerem para eles mostram a importância da família na educação da criança. "A escola tem sua importância, mas ela não substitui a família e o impacto é impressionante", diz.

 

Os resultados da pesquisa são os seguintes: aumento de 25% de crianças sem problemas de comportamento, 50% de aumento da leitura interativa, 14% de aumento do vocabulário da criança. Ouça a entrevista e entenda o assunto no player acima.

Outras Notícias

 

Quais as consequências de vestir e embelezar crianças como se fossem adultos?
Postado em 22/06/2018

Para especialistas, pais precisam tomar cuidado ao incentivar a vaidade excessiva.

Muitas crianças de hoje se vestem e usam maquiagens como se fossem adolescentes ou adultos

Produtos voltados ao público infantil inundam, cada vez mais, o mercado de moda e beleza....
leia mais »

Vale a pena pagar por reforço escolar?
Postado em 15/06/2018

O fim do ano letivo está chegando. Muitos estudantes pensam nas férias de verão, enquanto outros estão preocupados com as notas vermelhas no boletim. Para estes estudantes que comprovadamente não aprenderam o conteúdo previsto nas suas séries, o ri...
leia mais »

Atividades auxiliam na hora da alfabetização
Postado em 08/06/2018

Leitura em rodas

O que é: o professor organiza a turma em uma roda e faz a leitura em voz alta de diferentes tipos de texto (contos, poemas, notícias, receitas, cartas etc.).

Quando propor: diariamente, tomando o...
leia mais »